O desenvolvedor Till Kamppeter avisou que disponibilizou para testes, em canais de desenvolvimento do Ubuntu 11.04 e do futuro Ubuntu 11.10, o suporte ao serviço de impressão AirPrint, lançado na versão 4.2 do sistema iOS.

A disponibilização atende a uma demanda curiosa, surgida do reduzido suporte nativo oficial a AirPrint em impressoras, que ainda se resume a pouco mais de 2 dúzias de modelos da HP, o que conduz muitos usuários interessados em imprimir deste modo a partir dos seus dispositivos móveis a encontrar uma maneira alternativa de configurar um computador para ser um intermediário automático na hora de imprimir a partir do tablet ou do celular.

Na semana passada publiquei um post explicando como fazer esta configuração no Mac OS X, onde também mencionei o link para um tutorial explicando como fazer o mesmo usando Linux – e o desenvolvedor do Ubuntu em questão seguiu o mesmo tutorial para construir sua solução que, assim como no Mac, inclui configurações específicas do CUPS, sistema open source mantido pela Apple (titular do seu direito autoral desde 2007) e essencial para impressão na maioria das distribuições populares de Linux. (via digitizor.com)

BR-Linux.org